O entretenimento e suas consequências para a igreja (parte #01)

Publicado: abril 16, 2016 em Entretenimento "cristão", Séries
Tags:, , , , , ,

Festa1

Uma coisa que tem se tornado cada vez mais comum nos nossos dias são os muitos eventos que as igrejas criam afim de “atrair as pessoas para Cristo”, de mostrar que não são religiosas e de que a igreja está cada vez mais “moderna” entre outros aspectos, porém esse posicionamento da igreja de disponibilizar entretenimento “santo” para os crentes está tomando proporções gigantescas, pois a cada novo final de semana se ouve uma chamada de algum evento, se encontra folders promocionais com imagens chamativas sendo distribuídos aos finais dos cultos, a cada novo domingo um CD, um livro, uma revista, um ingresso, uma peça de roupa, um cosmético é vendido na barraquinha da igreja.

E todas essas coisas vão apenas degenerando a consciência dos cristãos sobre a verdadeira missão da igreja e ocupando os membros do corpo de Cristo com atividades como montar palco e jogo de luzes, divulgar coisas nas redes sociais, vender ingressos, fazer contato com as “estrelas” do mundo gospel, procurar casas de shows para fazer eventos, contratar conferencistas e etc., ou seja, ocupam os cristãos com atividades que estão bem distantes da verdadeira vida cristã.

Basta você observar com mais atenção os recados semanais da sua igreja para perceber com o que que a sua igreja está se preocupando, por isso digo que é visível esse aumento exponencial de eventos, festas, shows, congressos e etc.
Para entendermos melhor essa questão e chegarmos a um esclarecimento mais pleno, vamos desenvolver a seguir quatro pontos importantes para refletirmos antes de que coloquemos em prática qualquer atividade na vida da igreja:

1-) A igreja deve promover entretenimento?

Segundo o dicionário online Michaelis entretenimento significa:
1 Ato de entreter. 2 Distração, passatempo, divertimento; entretém.

Diante disso, devemos compreender que o entretenimento traz consigo o peso das palavras “passatempo”, “distração” e “divertimento”, palavras essas, que não são coerentes com o evangelho de Cristo e com a missão da igreja, pois ao analisarmos a bíblia vemos que a igreja nunca precisou de “ferramentas” para falar de Cristo e muito menos de “mecanismos” para levar o evangelho, os relatos bíblicos que narram a história dos apóstolos por exemplo estão repletos de evangelismos, porém um evangelismo focado em apenas deixar clara a mensagem da cruz, em explicar ao ouvinte o novo e vivo caminho que Cristo preparou através de sua morte e ressurreição, pois a palavra de Deus e o próprio Deus serão os responsáveis pela mudança de mente (coração) de cada indivíduo, como foi dito outrora:

Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. (Rm 1:16)

 [Jesus Cristo] “Agora que vou para aquele que me enviou, nenhum de vocês me pergunta: ‘Para onde vais?”
Porque falei estas coisas, o coração de vocês encheu-se de tristeza.
Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.
Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.
Do pecado, porque os homens não crêem em mim;
da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais;
e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.
“Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora.
Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.
Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.
Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês. (João 16:5-15)

E para explicar melhor o perigo do entretenimento basta olharmos para um trecho da carta aos coríntios onde o apóstolo Paulo diz que não ousava usar de sabedoria humana para não correr o risco de “esvaziar a cruz de Cristo”, isto é, para não anular o mérito da obra de Cristo.

Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada. Cristo, Sabedoria e Poder de Deus. Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. (1 Coríntios 1:17,18)

Portanto, a igreja ao gastar energia e recursos promovendo eventos, festas, tipos de congressos, conferencias e etc, dependendo do conteúdo que ela transmitir (que na maioria das vezes não vai ao encontro do seu propósito e missão) acaba trazendo DISTRAÇÕES que encherão os olhos e os ouvidos das pessoas, mas não encherá os corações vazios e distantes de Deus. O entretenimento tem ocupado o lugar da verdade que liberta, da palavra que salva, do amor que disciplina, do Espirito que confronta o pecado e do Cristo que Salva por sua graça, diante disso, para uma vida cristã coerente com a bíblia é necessário se “localizar”, isto é, identificar qual o verdadeiro propósito que sua igreja ou você tem ao gastar tanto tempo e recursos com eventos, sendo que nada, nenhum método, nenhuma festa, nenhuma sabedoria humana será capaz de substituir a eficácia da palavra de Deus, da verdade pregada fielmente.

Amigo(a), procure gastar o tempo da sua igreja não com essas coisas humanas, passageiras e em muitas vezes mundanas, mas sim, buscando a verdade para o crescimento sadio na fé, empenhe-se em proporcionar para a sua igreja um conhecimento da verdade para que Cristo seja glorificado.

Continuarei os outros pontos nos próximos posts…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s