Dois Lados de uma Mesma Arrogância

Publicado: fevereiro 6, 2015 em Tome Nota
Tags:, , ,

arrogante-317175-1

Quando o assunto se trata de boas obras praticadas pelos cristãos mais cedo ou mais tarde nós com certeza iremos nos deparar com um mal que toma conta de muitos corações, a arrogância, mas para uma ideia melhor do que significa arrogância, lembre-se de alguns de seus sinônimos que são: soberba, altivez, orgulho, presunção, vangloria entre outros.

O cristão tem um padrão de vida a ser seguido, são obras que foram preparadas pra que eles andem nelas antes da fundação do mundo (Ef 1:4), estas são ditadas por Deus e conhecidas através das Sagradas Escrituras, esse padrão de vida se torna uma meta para aqueles que tiveram o coração regenerado e estão gratos pelo Senhor ter provido graça em suas vidas e que a partir desse momento de conversão passam a praticar obras de justiça, testemunhando a respeito da obra de Jesus, e possuem um comportamento agradável a Deus e que glorifica a Ele, porém é ai que muitos se equivocam no decorrer da caminhada, pois deixam de viver a vida piedosa por amor a Deus e passam a se esforçar em “alcançar o favor de Deus através de seus atos de justiça”, através do mérito próprio, isto é algo terrivelmente perigoso, pois incha o coração daqueles que estão envoltos por esse pensamento e com o passar do tempo começam a atribuir a salvação de suas almas as próprias virtudes e obras, pecando por desmerecer, diminuir, desprezar, ignorar e negligenciar toda a obra salvífica de Cristo Jesus.

Observando a comunidade cristã que já me rodeou e a que me rodeia atualmente pude identificar duas formas mais nítidas de manifestações da arrogância, a primeira é pela vida de “santificação” e a segunda é por meio do “intelecto”.

A arrogância pela suposta “santificação” vem daqueles que acreditam que quanto mais eles dizem não ao pecado mais Deus ira gostar deles e assim sucessivamente Deus ficara “devendo” alguma benção pelo bom comportamento, pessoas que agem assim acabam por usar frases do tipo: “eu pago o preço”, “eu oro e acontece”, “eu jejuo tantas vezes por semana” e acabam gritando aos sete ventos todas as coisas que fazem e não aceitam nenhuma pessoa que esteja vivendo fora dos usos e costumes de suas denominações alegando possuir a maneira correta de agradar a Deus.

Por outro lado a arrogância “intelectual” vem daqueles que gastam muito tempo estudando a bíblia, assim, menosprezam os menos instruídos e não conseguem acompanha-los em suas limitações e geralmente essa classe de pessoas começam por defender o evangelho, mas pelo desgosto de ver tantas heresias sendo propagadas eles se endurecem e não conseguem mais sentir amor por mais ninguém, fechando-se em seus mundinhos particulares e quase que agredindo outros que ainda não obtiveram iluminação para uma melhor compreensão das Escrituras e acabam exaltando o próprio conhecimento.

E ao analisarmos o comportamento de Cristo frente aos Fariseus, isto é frente à classe religiosamente “poderosa” de sua época, encontramos ambos os aspectos citados acima, tanto a arrogância “intelectual” e a promovida pela suposta “santidade” e o que fazer para abandonar esse mal, veja os textos:

Mateus 6:1-6:

“1 Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste.

2 Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.

3 Tu, porém, ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita;

4 para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.

6 Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”

Mateus 6: 16-18:

“16 Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.

17 Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto,

18 com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”

Lucas 7:29-30:

“29 Todo o povo que o ouviu e até os publicanos reconheceram a justiça de Deus, tendo sido batizados com o batismo de João;

30 mas os fariseus e os intérpretes da Lei rejeitaram, quanto a si mesmos, o desígnio de Deus, não tendo sido batizados por ele.”

Portanto, concluo dizendo que geralmente os arrogantes “intelectuais” chamam os arrogantes “santos” de Fariseus devido as suas praticas de orar em praças publicas, gritos, supostas manifestações “espirituais”, danças, pulos e roupas diferentes, isto é roupas “santas”, e os arrogantes “santos” chamam os arrogantes “intelectuais” também de Fariseus, mas pelo fato destes se preocuparem em analisar a bíblia e de não demonstrarem emoções.

O que quero dizer com este texto é que pra ser arrogante você não precisa de muita coisa, basta deixar seu coração se distanciar da graça de Deus e começar a confiar em si mesmo, em seus méritos e em seus esforços, isso será o suficiente para você pecar por arrogância.

Analise a si mesmo e veja se você se tornou um Fariseu, e se a resposta for sim, peça perdão a Deus e peça graça para que você saia o mais rapidamente das garras deste pecado!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s