Ele Ainda Quer Livros!

Publicado: outubro 7, 2014 em Tome Nota
Tags:, , ,

Livros

Na segunda carta do Apostolo Paulo à seu filho na fé Timóteo, encontramos um certo ar de despedida, principalmente ao lermos o seguinte versículo:

“Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo.” (2 Tm 4:6)

Paulo está encarcerado em Roma pela segunda vez, porém agora consciente de que não mais veria a liberdade e que sua morte era eminente. Alguns outros textos dentro dessa própria carta mostram isso:

“Portanto não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa comigo dos sofrimentos do evangelho segundo o poder de Deus.” (2 Tm 1:8)

 “O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes ele me recreou, e não se envergonhou das minhas cadeias; antes quando veio a Roma, diligentemente me procurou e me achou.” (2 Tm 1:16,17)

Mas o me chamou a atenção foi o pedido que ele fez a Timóteo:

 “Quando vieres traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, E OS LIVROS, especialmente OS PERGAMINHOS.” (2 Tm 4:13)

Pare e pense um pouco…
Paulo, prestes a morrer vivendo em um calabouço frio e úmido pede LIVROS!
Paulo, o apostolo dos gentios que evangelizou basicamente milhares e milhares de pessoas, que fundou igrejas em diversas cidades (At 13 em diante) pede LIVROS!
Paulo, aquele que sofreu na sua vida cristã inteira com naufrágios, apedrejamentos, perseguições, chicotadas, falas acusações, fome, sede e etc. (2 Co 11:23- 28) por amor a Cristo pede LIVROS!
Paulo, aquele que quando criança cresceu ouvindo os ensinos de Gamaliel um mestre da lei de destaque entre os judeus (At 22:3) pede LIVROS!
Paulo, aquele que teve uma grandiosa experiência espiritual sendo arrebatado até ao terceiro céu (2 Co 12:1-5) pede LIVROS!

Enfim, com toda essa vivência, com toda essa bagagem de vida cristã, com todos esses “grandes feitos” se assim podemos dizer, Paulo ainda via a necessidade de estudar, mesmo já velho, preso e prestes a ser decapitado ele continuava amando a Palavra de Deus, continuava querendo aprender mais e mais sobre Deus e sua verdade!

 Meus queridos, através dessa curta reflexão quero dizer à vocês que estudar a palavra de Deus nunca será uma coisa pequena que pode ser desprezada e ignorada, pelo contrário aprender através das Escrituras é fundamental para uma vida cristã saudável e de acordo com a vontade de Deus!

“Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.” (2 Tm 3:16,17)

E se você têm dificuldades em entender certos textos da Bíblia não pense que buscar auxilio em livros de teologia é pecado como dizem os ignorantes por ai, é fundamental ter bons livros que convergem na Bíblia que exponham a Bíblia que nos ajudem a entende-la de forma mais clara, pois há um equívoco a respeito da teologia onde muitos pastores e lideres dizem que a teologia esfria a fé, que teologia afasta as pessoas de Deus, mas o que eles não percebem é que fazemos teologia toda as vezes que falamos algo a respeito de Deus, toda pregação é uma teologia, todo ensinamento é uma teologia, todo bate papo em uma roda de amigos onde o assunto é Deus é uma teologia, afinal a palavra teologia significa “estudar Deus” mas, como não é possível estudar plenamente Deus a teologia é mais “uma tentativa de estudarmos as coisas concernentes a Deus”.
Estude realmente as Escrituras, deleite-se na sabedoria de Deus exposta nas Escrituras, saboreei os contextos dos muitos textos das Escrituras, derrame-se diante da Graça manifesta nas Escrituras, chore quando as Escrituras revelarem seus pecados e ame a Deus quando a Escritura lhe mostrar o quanto ele amou aqueles que o confessam como Deus!

Anúncios
comentários
  1. Ezequiel Domingues disse:

    E ainda vou mais longe. Paulo conhecia muito literatura pagã como ele mesmo citou um poema grego em Atos…ele usou a citação de um escritor que eles conhecia pra atrair o interesse deles. Era realmente um judeu intelectual helenístico.

    http://ezequiel-domingues.blogspot.com.br/

  2. Edificantes mensagens. Que a potente mão do Senhor esteja contigo !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s