Velhos Recém Nascidos

Publicado: julho 30, 2014 em Tome Nota
Tags:, , , ,

Velhos Recém Nascidos

 

Com certeza o diálogo de Jesus com o mestre da Lei Nicodemos que se encontra em João 3:1-21 é uma das passagens mais épicas da Bíblia se assim podemos dizer, pois seu conteúdo é de imensa importância para os cristãos professos que realmente querem viver para a Glória de Deus e é nesse texto que nós encontramos o versículo de ouro da Bíblia: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3:16). Outro ponto importante é o nítido interesse desse Fariseu em tentar saber mais sobre o reino de Deus indo na calada da noite ter uma conversa face a face com Jesus, sendo que os Fariseus eram os “inimigos” número um da pregação de Cristo. E é olhando para esse texto que gostaria de atentar apenas para dois versículos, onde em um encontramos uma afirmação de Jesus e no outro uma indagação de Nicodemos:

 “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?” (João 3:3-4)

Quando olhamos para o ser humano nós podemos ver que ele é um ser que passa por muitas mudanças durante sua trajetória de vida, por exemplo quando nascemos nós não sabemos falar, sabemos? Quando nascemos de imediato nós não sabemos andar, sabemos? Quando saímos do ventre de nossa mãe nós não sabemos nos alimentar sozinhos, sabemos? Não! Não sabemos nada! E ficamos à mercê dos cuidados de nossos pais ou responsáveis, pois somos frágeis demais para fazermos tudo isso sozinhos, nossa estrutura física ainda não foi desenvolvida o suficiente para termos essa autonomia. E não somente o nosso corpo que precisa de tempo para se desenvolver, mas junto com esse crescimento físico o crescimento intelectual também vai acontecendo ou seja, o ser humano passa a aprender a falar, andar, ler, escrever, pensar, passa a receber uma conduta moral, uma conduta ética, começa a compreender o que se pode e o que não se pode fazer, o que é certo e o que é errado e assim por diante, e vale lembrar que todo esse crescimento intelectual vai ser desenvolvido quase sempre com grande influência do contexto social, econômico e cultural que esse pequeno ser humano estiver inserido, o mundo em sua volta acaba fazendo parte dele e assim este vai crescendo e se desenvolvendo, se relacionando e vivendo inúmeras coisas durante os estágios do seu ciclo de vida, no qual podemos listar como infância, adolescência, fase adulta e por vim velhice e durante esses estágios são aprendidas e desaprendidas uma multidão de coisas, de conceitos, de pré-conceitos, de ideologias, de crenças e etc…

Agora que entendemos um pouco de como o homem é formado em seu aspecto intelectual, vamos a indagação de Nicodemos que diz: “[…] Como pode um homem nascer, sendo velho? […]”Creio que pra qualquer um que lê esse texto fica evidente que após ter nascido e se desenvolvido a criança ou o adulto não pode regressar ao ventre de sua mãe e voltar a nascer isso seria contra a natureza, mas o que Jesus queria dizer na afirmação: “[…] que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” era que aqueles que quisessem segui-lo teriam que voltar à estaca zero em suas vidas no sentindo de compreensão de mundo, de conduta ética e moral, de comportamento, pois muitas coisas que o homem entendeu como algo “normal” durante sua vida agora com a  iluminação do evangelho ele passaria a enxergar o pecado que aquilo poderia conter e o quando aquilo o afastava de Deus.

Um exemplo simples para compreendermos melhor isso seria um homem que é proprietário de uma empresa e que tem vários funcionários e que sempre tratou eles com menosprezo e arrogância e agora que encontrou a luz do Evangelho e nasceu de novo ele muda esse comportamento e passa a tratar seus funcionários com respeito e dignidade.

Uma pessoa que quer fazer parte do reino de Deus precisa entender que ela vai passar por um processo de “renascimento” onde muitas coisas vão mudar e é necessário estar atento a isso, pois essa mudança vem pela compreensão da Palavra de Deus pois a Escritura Sagrada é poderosa:

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4:12)

E quando o velho homem se tornar recém-nascido, a verdade do Evangelho vai contrasta-lo por toda sua vida e a cada dia que ele compreender um pouco mais acerca da verdade de Deus ele mudara seu caminho de morte para o caminho de vida, porém isso não vai acontecer da noite pro dia, assim como você não aprendeu a falar da noite pro dia quando criança e levou um bom tempo pra se desenvolver, você também vai levar um bom tempo pra crescer na fé, você terá de se alimentar de leite até poder se alimentar de coisas mais solidas:

Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação” (1 Pedro 2:2)

 De imediato o que posso te aconselhar e que você se agarre a Jesus em oração e leitura Bíblica e busque a compreensão da sua nova forma de viver.

Encerro essa reflexão com o texto de Colossenses 3:5-22 para que você tenha um melhor entendimento acerca dessa nova vida, dessas novas atitudes e dessa nova conduta que deve compor sua história.

“Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.

É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência,

as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas.

Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar.

Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas

e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.

Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.

Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.

Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.

Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.

Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.

Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.

Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como convém a quem está no Senhor.

Maridos, amem suas mulheres e não as tratem com amargura.

Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor.

Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem.

Escravos, obedeçam em tudo a seus senhores terrenos, não somente para agradar os homens quando eles estão observando, mas com sinceridade de coração, pelo fato de vocês temerem ao Senhor.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s