A Maior Experiência Espiritual Que Uma Pessoa Pode Ter

Publicado: junho 27, 2014 em Vida Cristã
Tags:, ,

2014-06-26 A Maior Experiência Espiritual Que Uma Pessoa Pode Ter

 

Uma característica bem visível na cristandade de nossos dias é a busca por experiências espirituais que cresceu muito após o advento da internet e os vídeos virais, até então tudo bem, afinal ter experiências com Deus é algo realmente maravilhoso não é mesmo?

Porém, nessa “incansável” busca por novas experiências com Deus algumas pessoas estão propagando ensinos que contradizem aquilo que é coerente com a vontade de Deus ensinada através das Escrituras Sagradas. Hoje em dia se tem notado que a busca por alguma experiência espiritual é muito maior do que a busca pelo próprio Deus. Mas como é possível buscar mais as experiências do que o próprio Deus?

Olhando para as Escrituras nós que nos consideramos seguidores de Cristo entendemos que a é o meio pelo qual devemos viver:

“E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.” (Gálatas 3:11)

“Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé“.” (Romanos 1:17)

E o que seria então a Fé:

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” (Hebreus 11:1)

 

Partindo desses princípios elementares podemos dizer que viver por fé é esperar por coisas que não podem ser vistas por olhos humanos, viver por fé é crer em Cristo e em sua majestade e gloria sem nunca ter visto ele pessoalmente (fisicamente) e a partir do momento em que a busca por uma experiência visível ou palpável de Deus se torna uma condição pra crer nele nós abrimos mão da Fé bíblica e saudável pois, algumas pessoas só vão se sentir próximas ou até mesmas aceitas por Deus se elas tiverem uma experiência extrema, extravagante, glamorosa, impactante ou até mesmo que cause algum tipo de escândalo, eu poderia enumerar diversas coisas desse gênero que são propagadas pela internet e assim acabar expondo algumas pessoas diretamente, mas não vou citar ninguém.

Na verdade vou citar a mim mesmo.

No começo da minha vida cristã me foi dito que eu deveria buscar ter alguma experiência surreal e gloriosa com Deus, e foi exatamente o que eu fiz; gastei boa parte do meu tempo de oração durante alguns meses pedindo pra Deus me mostrar os seus anjos assim como ele tinha mostrado a Abraão, Jacó, Josué, Ló, Daniel e outros, e adivinha só? Eu nunca vi um anjo. Brincadeiras à parte, usando esse fato que aconteceu comigo quero dizer que você não precisa ter uma epifania, entrar em algum tipo de transe, sentir algo transcendental, ter alguma visão pra que você se sinta perto de Deus ou participante do corpo de Cristo, ou até mesmo salvo.

Em contra partida e ao mesmo tempo firmando essa reflexão que estou propondo vamos ler mais um texto pra falarmos sobre essas experiências espirituais:

“Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado ao terceiro céu. Se foi no corpo ou fora do corpo, não sei; Deus o sabe.

E sei que esse homem — se no corpo ou fora do corpo, não sei, mas Deus o sabe — foi arrebatado ao paraíso e ouviu coisas indizíveis, coisas que ao homem não é permitido falar.” (2 Coríntios 12:2-4)

 

Nesse texto o Apostolo Paulo está falando de si mesmo, ele não ousa dizer diretamente que essa experiência foi vivida por ele. O interessante desse texto pra nós é que houve uma experiência espiritual sim e foi tão extraordinária que Paulo não sabia dizer se a experiência foi no corpo ou fora do corpo, se foi uma visão ou se ele realmente esteve no paraíso, porém ele termina dizendo que tudo o que ele viu não era licito falar aos homens, e o ponto chave é esse: é possível ter experiências extraordinárias com Deus assim como essa de Paulo, mas ela não servira como substituta da Fé! Paulo em sua vida pregou aos homens aquilo que eles poderiam entender e pôr em pratica, simplesmente ele divulgou o Evangelho de Cristo e não a sua experiência pessoal.

 Sendo assim, qual seria a maior experiência espiritual que uma pessoa poderia ter?

Vou usar um texto pra responder essa questão, preste atenção nos grifos:

“Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele,

enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.

Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.

Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,

e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.

Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.

Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,

e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz,

e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.” (Colossenses 2:6-15)

Meu amigo a maior experiência que você poderia ter é ter sido ressuscitado com Cristo, é ter passado da morte pra vida, é ter seus pecados perdoados e completamente cancelados! Nada na sua história vai ser maior, mais glorioso, mais extraordinário do que ter sido salvo por Cristo Jesus!

Que a partir desse texto você possa valorizar mais o sacrifício de Jesus Cristo e a sua vida Cristã, que o Fruto do Espirito que é a testificação dessa experiência espiritual esteja cada vez mais presente no seu dia a dia e que você realmente possa compreender que nada vai superar essa experiência de estar em Cristo e ser uma nova criatura.

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5:17)

Anúncios
comentários
  1. Ótimo título e ótima reflexão, realmente essa é a maior experiência!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s