Moisés, Arão e um “eu profetizo”

Publicado: maio 9, 2014 em Séries, Tome Nota
Tags:, ,

2014-05-07 Moisés, Arão e um Eu Profetizo

Por essas semanas eu comecei a reler o livro do Êxodo, e na minha leitura diária eu me deparei com os seguinte versículos:

 “Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração. E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer. E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.” (Êxodo 4:14-16)

 “Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que te tenho posto por deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.” (Êxodo 7:1)

Moisés mesmo sendo homem bem instruído dentro da cultura Egípcia pelo fato de ter sido criado por uma filha de um Faraó, ele ainda assim se sentia incapaz de proferir as palavras de Deus ao Faraó que governava naquele momento e aos filhos de Israel alegando ter a “língua pesada” (Êxodo 4:10), e no discorrer do diálogo com Deus no capítulo 4, Deus permite que Arão irmão de Moisés fale por ele. Nesse pequeno trecho Deus já nos mostra as diretrizes sobre o que é ser um profeta e o que é profetizar, assemelhando o relacionamento dos dois com a maneira na qual Deus se relaciona com os seus profetas, sabe como?

Se olharmos bem pra esses textos e para todos os fatos que ocorreram durante o Êxodo e para a Bíblia como um todo poderemos ver que Deus é sempre quem dava as palavras a Moisés e Arão simplesmente as transmitia a Faraó e ao povo, é basicamente como se ele fosse apenas um porta-voz de Deus, em nenhum momento Moisés e Arão profetizaram a “Décima Primeira Praga”, pois se a autoridade fosse apenas deles e a vontade deles estivesse em proeminência e se Deus cumprisse tudo o que eles dissessem, estes poderiam falar qualquer coisa e Deus seria “obrigado” a cumprir. Moisés e Arão poderiam muito bem por conta própria “profetizar” mais catástrofes sobre os Egípcios afinal estes os oprimiram por 430 anos aproximadamente, mas eles não o fizeram porque profetizar é transmitir a vontade determinada de Deus, que no caso foram as dez pragas.

Hoje em dia ouve-se muito a seguinte frase nas igrejas: “eu profetizo na sua vida”, “eu profetizo um carro”, “eu profetizo bênçãos e mais bênçãos” enfim, o “eu” profetizo tem predominado na boca dos cristãos e isso é muito sério, pois os seus desejos não são os desejos de Deus, você não pode profetizar algo na vida de alguém sem uma ordem expressa e clara de Deus e esperar que Deus realize esse desejo só porque você usou a palavra “profetizo”.

Pense um pouco, Moisés e Arão receberam autoridade pra falar, mas essa autoridade estava restrita aquilo que Deus iria ensinar, aquilo que Deus iria dizer, aquilo que Deus falou que iria cumprir e cumpriu!

Se você é uma pessoa que vive de “eu profetizo” quero lhe informar que se Deus não te mandou profetizar simplesmente essa frase será apenas uma “mensagem positiva” ou um desejo que pode até estar repleto de boas intenções, mas não será cumprido por Deus só porque você simplesmente quer que seja. Se você anda frustrado por conta dessas “profecias” que nunca se cumprem na sua vida quero lhe aconselhar a orar a Deus e pedir graça pra que você ande pela palavra que realmente vêm DELE, pois ela sim será cumprida porque o que é determinado por Deus não pode falhar. Confie em Deus, espere e busque a voz Dele não nesses falsos profetas que distribuem “bênçãos” e “promessas” por ai, mas por sua palavra escrita, pois nela está contida toda a instrução necessária para viver e vencer essa vida.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s