Combata o Bom Combate

Publicado: maio 19, 2013 em Estudos Bíblicos
Tags:, , , , , ,

Batalha

Texto: 1 Tm 6:12 – “Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.”

INTRODUÇÃO:

Os Apóstolos em suas cartas por diversas vezes assemelham a vida cristã a um COMBATE, usando vários termos militares eles ensinam os cristãos a permanecerem firmes e perseverantes nessa guerra, é interessante também reassaltar a narrativa do Evangelho segundo escreveu Marcos, pois neste encontramos termos como: “Logo”, “Imediatamente” e “No mesmo instante” que eram expressões usadas pelos soldados romanos da época e bem conhecidas pelos gentios (não judeus), dando a essa carta certo dinamismo na qual podemos dizer que este é um livro de plena ação, onde o ministério de Cristo acontece de forma frenética, exaustiva e desgastante dando a impressão de que Cristo esta sempre em guarda, pronto pra realizar algo sem tempo algum para descansar, e a nossa vida não é diferente disso, vivemos de maneira desgastante e frenética sempre lutando por algo e na maioria das vezes não encontramos tempo para descansar, porém nesse ponto quero despertar sua consciência e seu coração lhe mostrando qual é o real Combate que você deve Combater:

1)    PRINCIPAIS COMBATES:

  • A GUERRA CONTRA O PECADO:

Gl 5:17 – “Porque a carne MILITA contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.”

Nesse ponto o cristão deve tomar cuidado, pois a nossa natureza pecaminosa estará sempre pronta para nos derrubar e nos afastar de Deus, por isso devemos fugir como fez José (Gn 39:12) e não dar espaço para o pecado como fez o rei Davi (2 Sm 11-12).

2 Tm 2:22 – “Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.”

  • A GUERRA CONTRA SATANÁS:

Ef 6:12 – “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.

Muitas vezes pensamos que guerrear contra Satanás é encontrar uma maneira de orar ou de impor as mãos, acredite isso é importante e necessário. Mas Satanás não pode nos levar para inferno, mas o nosso pecado pode. A única base de operação de Satanás é a nossa carne por isso ele tentara nos levar a pecar a todo instante nos estimulando a satisfazer nossas vontades e a sermos “violentos” contra outras pessoas e é aqui onde nós mais nos desgastamos. A guerra contra Satanás se vence pelo Espírito, seja violento contra a sua própria violência.

Rm 8:13 – “Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.”

Tg 4:7 – “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”

2)    A FIDELIDADE DO SOLDADO:

2 Tm 2:4 – “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.”

Essa exortação vem para nos despertar, pois muitos combatentes abandonaram a sua missão por se enredar nas coias desse mundo, como eu disse na introdução a nossa vida parece acontecer de modo frenético, gastamos tempo e recursos para alcançar coisas passageiras e quando percebemos nos desvirtuamos de nossa missão, e o pecado nos venceu, Satanás nos venceu e uma infelicidade e uma angústia passam a tomar conte de nós, olhe a sua volta e responda:

– Quantos companheiros de batalha você já perdeu?

– Quantos companheiros já não exercem mais os seus ministérios e estão parados e ociosos?

E se essa pessoa for você o que posso lhe dizer é:

Se um dia Deus já o alistou e lhe deu uma missão, volte o mais rápido possível para a linha de frente, pois você não encontrará alegria enquanto não cumprir sua missão.

3)    A FORÇA DO SOLDADO:

 2 Tm 2:1 – “Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.”

  • O exemplo de Paulo:

1 Tm 1:12 – “Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério”

  • A satisfação de Paulo:

2 Tm 4:7,8 – “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.”

Em meio a todas essas guerras o mais confortante é saber que não estaremos sozinhos o nosso Deus em sua infinita graça nos acompanhara em cada batalha, em cada ferimento, em cada angustia, em cada noite mal dormida, em cada aflição o que precisamos é nos posicionarmos firmemente e perseverarmos até alcançarmos a coroa de justiça reservada para todos que lutarem até o fim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s